quarta-feira, 21 de julho de 2010

O homem é quem precisa de proteção



Em conversa com um amigo, momentos antes de uma palestra que por mim seria ministrada para jovens de uma Escola Estadual, ouvi uma frase que a princípio soou muito estranha aos meus ouvidos, mas com um pouco de reflexão, cheguei à conclusão que realmente estaria ele coberto de razão.

Assim ele me disse: “o meio ambiente não precisa ser protegido, quem necessita de proteção é o homem”.

Está frase encaixou como uma luva em minha palestra. O objetivo desta seria deixar a mensagem da real necessidade de se preocupar com as ações humanas que causam significativo impacto ao meio ambiente.

Esmiuçar esta frase para os jovens foi uma tarefa didática muito interessante, uma vez que pude demonstrar realmente que o meio ambiente sem as ações humanas estaria até hoje com as mesmas características ecossistêmicas de quando foi criado o universo. Através disso, pode ser fácil demonstrar a finalidade do ramo do Direito hoje intitulado de Direito Ambiental, que visa à proteção do meio ambiente em suas diversas definições.

A consciência ambiental surge através da educação, que deve ser disseminada nas escolas através de materias que venham a reciclar os jovens, fazendo com que elevem o pensamento sustentável, disseminando de vez o ideário da degradação desenfreada.

O homem com conceitos formados, não se rende à ideia que se tem que usar os recurso naturais de forma sustentável, pois, eivados estão pelo pensamento econômico. Mais vale buscar aumentar suas riquezas que preocupar-se com as gerações futuras.

Assim, repensar as maneiras de expandir a educação ambiental torna uma tarefa urgente e árdua. Devendo haver a preocupação com a forma de educar, que deve necessariamente iniciar com as crianças e com os jovens, que darão aos conceitos atuais uma interpretação diferente da que hoje é dada por nós, que utilizamos de forma “inconsciente” os recursos naturais.

Reafirmo, fazendo minhas as palavras proladas por meu amigo, “o homem é quem precisa de proteção”, devendo está ser feita através da educação, que necessariamente deve começar pelos jovens, que em suas mãos terão as ferramentas para concertar os erros cometidos por uma sociedade capitalista.
Por: Marcus Felipe Mota

Um comentário:

  1. Concordo quando você expressa que o homem que precisa de protenção. Mas quer saber? O homem precisa se proteger é de si mesmo. Sobre o capitalismo é a mesma coisa que falar que a culpa é do diabo. Não! Não mesmo! A culpa e do homem e sua maldita ambiação, podemos ser capitalistas sem necessariamente sermos idiotas.


    Gostei da forma que vc abardou o tema.

    Um abraço!

    ResponderExcluir